Página inicial FAPERGS
Bem-vindo!
Hoje, 28 de junho de 2017. 21:32
Buscar
Acesso ao Sistema de E-mail
Acesso ao SigFapergs
Modalidades
14 de janeiro de 2011 , 10:57

Bolsa de Iniciação Científica
A bolsa de iniciação científica é um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia de financiamento seletivo de alunos, vinculados a projetos desenvolvidos pelos pesquisadores no contexto da graduação ou pós-graduação. A bolsa de iniciação científica é um instrumento abrangente de fomento à formação de recursos humanos.

PROGRAMAS

PROBIC - Bolsa de Iniciação Científica Institucional
Objetivo: Estimular o envolvimento de alunos de graduação em pesquisa.

PROBIT - Bolsa de Iniciação Científica Tecnológica Institucional
Objetivo: Estimular o envolvimento de alunos de graduação no desenvolvimento tecnológico.

PqG - Programa Pesquisador Gaúcho
Objetivo: Apoiar a atividade de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento.

PRONEM - Programa de Núcleos Emergentes
Objetivo: Apoiar a atividade de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento para pesquisadores com menos de 15 anos de doutorado.

Programa de Cooperação Internacional - A cooperação científica e tecnológica internacional é empreendida por meio do apoio à mobilidade de pesquisadores para o desenvolvimento conjunto de pesquisas e à capacitação em alto nível de recursos humanos. A Cooperação Internacional destina-se a financiar, exclusivamente, pesquisadores doutores ou alunos de doutorado. O desenvolvimento conjunto de pesquisas compreende uma colaboração, no mínimo, bilateral em que se configure o comprometimento de Instituição sediada no estado do Rio Grande do Sul e Instituição de outro país.

Convênio dos Estados do Rio Grande do Sul  e BADEN-WÜRTTEMBERG- O objetivo desse convênio é propiciar o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e alemães dos dois estados envolvidos. O alvo das bolsas está centrado em estudantes/pesquisadores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Rio Grande do Sul que queiram realizar pesquisas em nível de pós-doutorado, de doutorado ou de mestrado no estado alemão de Baden-Württemberg.

Programa de Auxílio à  Participação Individual em Eventos Científicos- Esta modalidade de auxílio destina-se a apoiar pesquisadores doutores, com expressiva produção científica, tecnológica, artística ou cultural, avaliada por seu currículo, a participar em eventos científicos, nacionais e no exterior, com apresentação de trabalhos.
O auxílio é concedido somente a pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou de pesquisa sediadas no Rio Grande do Sul.

EDITAIS

Doutor na Empresa

Objetivo: Conceder bolsas para profissionais, com titulação de doutor, executarem projetos de pesquisa no ambiente das micro e pequenas empresas.

ARD - Auxílio Recém Doutor
Objetivo: Facilitar a inserção e dar as condições mínimas necessárias para o desenvolvimento de pesquisa para pesquisadores recém-doutores, cujo título tenha sido obtido até 36 meses.

AOE - Auxílio à Organização de Eventos
Objetivo: Favorecer a atualização dos pesquisadores e fomentar o debate científico, tecnológico e cultural, bem como o intercâmbio e a divulgação de pesquisas em desenvolvimento no Rio Grande do Sul, através do apoio à organização de eventos.

INRIA - Institut National de Recherche em Informatique et en Automatique- INRIA Programa de Cooperação Internacional FAPERGS- INRIA,  tem como objetivo  selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem executados de forma conjunta por pesquisadores gaúchos e pesquisadores vinculados ao INRIA, na área da ciência e tecnologia da informação ou áreas conexas, visando a concessão do apoio financeiro para sua execução.

 

FAPERGS - O futuro se faz com pesquisa | Desenvolvido pela PROCERGS

Expediente


Av. Borges de Medeiros, 261 / 2º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS.
CEP: 90020-021
Fone: (51) 3221 4922
Fax: (51) 3221-5617
E-mail: fapergs@fapergs.rs.gov.br

Horário de funcionamento:
manhã: 8h30 às 12h
tarde: 13h30 às 18h
de Segunda à Sexta.

CNPJ: 93.017.663/0001-08
Governo do Estado do Rio Grande do Sul