Página inicial FAPERGS
Bem-vindo!
Hoje, 15 de dezembro de 2017. 16:04
Buscar
Acesso ao Sistema de E-mail
Acesso ao SigFapergs
Destaques
30 de novembro de 2017 , 15:56

Diretor Técnico-Científico da FAPERGS é eleito Vice-Presidente da Divisão de Química Analítica da IUPAC

Diretor Érico é o único representante brasileiro na área de Química Analítica da IUPAC
Diretor Érico é o único representante brasileiro na área de Química Analítica da IUPAC

A IUPAC ((International Union of Pure and Applied Chemistry) divulgou recentemente que o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, Érico Marlon de Moraes Flores, foi eleito Vice-Presidente da Divisão de Química Analítica (Division V) desta instituição para o biênio 2018-2019.

Érico é o único representante brasileiro na área de Química Analítica da IUPAC. É membro da Sociedade Brasileira de Química, tendo ocupado os cargos de Tesoureiro, Vice-Diretor e Diretor da Divisão de Química Analítica da SBQ. É também Fellow da Royal Society of Chemistry/UK e membro do comitê editorial de importantes periódicos internacionais como Ultrasonics Sonochemistry (Elsevier, FI 4,21) e Journal of Analytical Atomic Spectrometry (RSC, FI 3,46).

"Pelo que me foi informado, é a primeira vez que um pesquisador sul-americano é eleito para tal cargo, o que entendo ser uma distinção para nosso país e em especial para minha universidade (UFSM) e para o Rio Grande do Sul", destaca ele.

Como orientador/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM, Érico tem atuado em diversas áreas com ênfase em processos industriais, tecnologias de preparo de amostras e desenvolvimento de métodos analíticos envolvendo as técnicas de espectrometria atômica e de cromatografia, algumas das linhas de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) da UFSM, além de ter orientado diversos alunos em nível de graduação e pós-graduação, sendo mais de 100 alunos de Iniciação Científica, 49 alunos de Mestrado e 30 alunos de Doutorado.

Sobre a IUPAC

A IUPAC é uma organização internacional não governamental, criada em Genebra, Suíça, em 1919, e possui como membros, todas as sociedades de Química além de diversas instituições científicas e tecnológicas. A IUPAC foi criada com o objetivo inicial de elaborar as regras da nomenclatura oficial de todos os compostos químicos, porém, atualmente, envolve uma série de atividades relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como pesquisa e inovação de interesse industrial. Nas conferências da IUPAC, reunidas cada dois anos, as diferentes divisões e comissões apresentam os seus relatórios, que são discutidos e publicados, após aprovação. Deste modo, a IUPAC é um centro internacional onde os mais eminentes especialistas se encontram e permutam as suas ideias e experiências, com o fim de conseguir acordos que favoreçam o progresso da química em todo o mundo.

Entre suas atividades, desde 1960 a IUPAC publica regularmente um dos mais importantes periódicos científicos na área de química, o Pure and Applied Chemistry journal (fator de impacto 2.626), que abrange todas as áreas da química, assim como de outras ciências correlatas.

FAPERGS - O futuro se faz com pesquisa | Desenvolvido pela PROCERGS

Expediente


Av. Borges de Medeiros, 261 / 2º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS.
CEP: 90020-021
Fone: (51) 3221 4922
Fax: (51) 3221-5617
E-mail: fapergs@fapergs.rs.gov.br

Horário de funcionamento:
manhã: 8h30 às 12h
tarde: 13h30 às 18h
de Segunda à Sexta.

CNPJ: 93.017.663/0001-08
Governo do Estado do Rio Grande do Sul