Página inicial FAPERGS
Bem-vindo!
Hoje, 15 de dezembro de 2017. 16:01
Buscar
Acesso ao Sistema de E-mail
Acesso ao SigFapergs
Destaques
05 de outubro de 2017 , 08:42

FAPERGS entrega a Medalha Sylvio Torres ao pesquisador César Victora

Victora é reconhecido mundialmente na área da saúde e igualdade na infância.
Victora é reconhecido mundialmente na área da saúde e igualdade na infância.

Nesta quinta-feira (5), acontece a solenidade de premiação da 7ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho, distinção criada com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento. A solenidade de premiação será realizada às 20h30min, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), sendo uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do rio Grande do Sul- FAPERGS, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia- SDECT.

Um dos destaques do evento será a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da FAPERGS, que contribuiu de forma extraordinária para o avanço do conhecimento nas áreas de microbiologia e parasitologia veterinária do Estado e do País), ao pesquisador César Victora da Universidade Federal de Pelotas por ser uma referência mundial nas pesquisas sobre o aleitamento materno.

 

Pensador da epidemiologia da saúde infantil, Victora é reconhecido mundialmente na área da saúde e igualdade na infância.

Em 1991, Victora foi co-fundador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. Professor visitante das Universidades de Londres e Johns Hopkins, nos Estados Unidos, já orientou 11 doutores e 17 mestres. Recebeu o Prêmio Conrado Wessel de Medicina em 2005 e, em 2006, foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A dedicação de mais de 40 anos de pesquisas na área da epidemiologia e saúde infantil tem reconhecimento internacional, Victora ocupa posições honorárias nas universidades de Harvard, Oxford, Johns Hopkins e Londres.

Responsável por estudos que são usados como base pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as recomendações sobre aleitamento materno, Victora se destacou mundialmente por realizar pesquisas com nascidos em décadas diferentes (1982, 1993 e 2004) e acompanhar a saúde deles ao longo dos anos. Com isso ele pôde comprovar que crianças que ganham peso até dois anos de idade têm mais chances de serem altas e inteligentes e as que ganham peso posteriormente têm maior tendência a obesidade na fase adulta.

Levando em conta os diferentes extratos sociais em seus trabalhos, o gaúcho foi um dos pioneiros em apontar como a disparidade social afeta o desenvolvimento de crianças.

Prêmio Gairdner

O gaúcho César Gomes Victora, pesquisador atuante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu, o Prêmio Gairdner, a mais importante premiação científica do Canadá e uma das mais respeitadas mundialmente na área de ciências da saúde. O anúncio foi realizado em março deste ano, em cerimônia realizada na cidade de Toronto, Canadá. O Prêmio Gairdner distingue anualmente sete cientistas por suas contribuições à pesquisa em medicina e saúde global, tendo premiado, desde 1957, mais de 360 pesquisadores em 30 países. Victora foi vencedor na categoria Saúde Global, com o prêmio-título John Dirks Canada Gairdner Global Health Award, que reconhece avanços científicos que produziram profundo impacto para a saúde em países em desenvolvimento. Cada um dos premiados é considerado um potencial candidato ao prêmio Nobel – entre os laureados do Gairdner, 84 foram posteriormente agraciados pelo Nobel de Medicina ou Fisiologia.

FAPERGS - O futuro se faz com pesquisa | Desenvolvido pela PROCERGS

Expediente


Av. Borges de Medeiros, 261 / 2º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS.
CEP: 90020-021
Fone: (51) 3221 4922
Fax: (51) 3221-5617
E-mail: fapergs@fapergs.rs.gov.br

Horário de funcionamento:
manhã: 8h30 às 12h
tarde: 13h30 às 18h
de Segunda à Sexta.

CNPJ: 93.017.663/0001-08
Governo do Estado do Rio Grande do Sul