Página inicial FAPERGS
Bem-vindo!
Hoje, 24 de setembro de 2017. 23:51
Buscar
Acesso ao Sistema de E-mail
Acesso ao SigFapergs
Notícias
18 de agosto de 2017 , 10:04

Ampliação de cooperações e parcerias são discutidas no Fórum do Confap

Diretor Érico no debate sobre acordos e convênios com parceiros das agências federais
Diretor Érico no debate sobre acordos e convênios com parceiros das agências federais

A pauta do segundo dia do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi marcada por debates e deliberações acordadas com parceiros federais e organismos internacionais. Estiveram presentes nas mesas e discussões, com os presidentes e diretores das FAPs, representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Delegação da União Europeia no Brasil e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará.

Na sequência, foram debatidos acordos e convênios com parceiros das agências federais, como CNPq, Capes e Finep, e organismos internacionais, como a União Europeia. A mesa foi coordenada pela presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e contou com a participação do diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo Santana, do diretor da Finep, Wanderley de Souza, do coordenador de Programas Estratégicos da Capes, Tarcísio Teixeira, e do chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Alejandro Zurita. A pauta trouxe uma revisão dos acordos já existentes e perspectivas para novas chamadas.

Na parte da tarde, foi apresentado um resumo de um novo projeto a ser desenvolvido em parceria com a Finep. Trata-se do Projeto Centelha, apresentado na reunião por Marcelo Camargo, do Departamento de Programas Descentralizados da Finep. A proposta, ainda em estudo pelas FAPs, trata do empreendedorismo inovador para ideias de negócios. Durante as discussões foram pontuadas ações prévias de fomento à inovação nos Estados, sobretudo no Espírito Santo, onde recentemente foi lançado a primeira edição do Sinapse da Inovação, com sucesso absoluto de público, conforme esclareceu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Jose Antonio Bof Buffon.

Ao final do dia, foram apresentados resultados das parcerias internacionais por meio de editais lançados pelo Confap, no conjunto de suas Fundações. Nessa pauta estão incluídos, além da União Europeia, as cooperações bilaterais com o Reino Unido, França e Itália.

Coordenadoria de Comunicação Social do Confap

Parcialmente editado por: Márcia Iracét

FAPERGS - O futuro se faz com pesquisa | Desenvolvido pela PROCERGS

Expediente


Av. Borges de Medeiros, 261 / 2º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS.
CEP: 90020-021
Fone: (51) 3221 4922
Fax: (51) 3221-5617
E-mail: fapergs@fapergs.rs.gov.br

Horário de funcionamento:
manhã: 8h30 às 12h
tarde: 13h30 às 18h
de Segunda à Sexta.

CNPJ: 93.017.663/0001-08
Governo do Estado do Rio Grande do Sul