Página inicial FAPERGS
Bem-vindo!
Hoje, 24 de setembro de 2017. 23:51
Buscar
Acesso ao Sistema de E-mail
Acesso ao SigFapergs
Notícias
16 de agosto de 2017 , 17:39

Modernização do Estado é tema de debate na Federasul

O painel abordou a modernização como essencial para combater a crise e promover o desenvolvimento.
O painel abordou a modernização como essencial para combater a crise e promover o desenvolvimento.

A modernização no Rio Grande do Sul foi o painel da tradicional reunião almoço, “Tá na Mesa”, promovido pela Federasul. O evento contou com os seguintes palestrantes: Antônio Ramos Gomes, presidente da Procergs; Ana Pellini, secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Odir Antônio Dellagostin, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS.

Na presença de convidados, empresários e executivos, o painel serviu para trazer informações importantes sobre a realidade do Estado em diversas frentes e quais as ações que estão sendo realizadas dentro do processo de modernização do Estado.

O presidente da Procergs, Antônio Ramos Gomes, destacou: “o RS precisa ser digital, porque o cidadão é digital”. Um dos desafios da Procergs é agilizar o atendimento do cidadão com soluções digitais na prestação de serviços ao cidadão. Para auxiliar nesta modernização do Estado, está sendo desenvolvido um conjunto de sistemas para atender o cidadão. Alguns exemplos como o Novo Tudo Fácil e o Simplifica RS são frutos deste processo que a Procergs está envolvida.

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, enfocou a inovação como ponto de partida para a modernização do RS, destacando ser esta uma saída para as situações de crise. Odir trouxe dados importantes sobre os recursos humanos qualificados que o Estado tem para gerar conhecimento. “O RS possui aproximadamente 15 mil doutores atuantes em pesquisa, e uma concentração de 123 doutores por 100 mil habitantes. Esta é maior concentração de doutores do país”, salientou Odir. Como desafio o presidente destacou a necessidade de incentivos ao empreendedorismo de base tecnológica.

Ana Pellini, secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, abordou a simplificação dos processos e a padronização de critérios para a agilidade dos licenciamentos. A redução de 900 para 200 dias de tempo de análise dos projetos e de 95 dias para os novos processos são resultados do processo de modernização do Estado. Ana também destacou o Sistema Online de Licenciamento- SOL como um divisor de águas nos trâmites de licenciamento e a geração de energia através das Pequenas Centrais Hidroelétricas- PCHs que oportunizam energia mais barata e próxima para alavancar o desenvolvimento de pequenas comunidades gaúchas.

Foto: Federasul

FAPERGS - O futuro se faz com pesquisa | Desenvolvido pela PROCERGS

Expediente


Av. Borges de Medeiros, 261 / 2º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS.
CEP: 90020-021
Fone: (51) 3221 4922
Fax: (51) 3221-5617
E-mail: fapergs@fapergs.rs.gov.br

Horário de funcionamento:
manhã: 8h30 às 12h
tarde: 13h30 às 18h
de Segunda à Sexta.

CNPJ: 93.017.663/0001-08
Governo do Estado do Rio Grande do Sul