Página inicial FAPERGS
Bem-vindo!
Hoje, 28 de junho de 2017. 21:32
Buscar
Acesso ao Sistema de E-mail
Acesso ao SigFapergs
Notícias
07 de junho de 2017 , 11:54

CIENTEC promove o 4° Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e 1º Salão de Pós-Graduação

Trabalhos são resultados do PROBITI/FAPERGS
Trabalhos são resultados do PROBITI/FAPERGS

Na manhã desta quarta-feira (7), a Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), realizou a abertura do 4° Salão de Iniciação Científica e Tecnológica – IV SICT-CIENTEC, no Campus da Fundação localizado no município de Cachoeirinha.

O evento tem como objetivo a criação de um espaço para a apresentação e a discussão de trabalhos de iniciação científica ou tecnológica desenvolvidos por estudantes de graduação com o tema: “Ciência e Tecnologia: o combustível para o progresso”. Os trabalhos apresentados são oriundos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PROBITI), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Além do IV SICT-CIENTEC, no dia 08 de junho ocorrerá o 1º Salão de Pós-Graduação – I SPG-CIENTEC, para a apresentação de trabalhos de mestrado e doutorado na mesma área temática, e a 7ª Escola de Biodisel.

Na abertura do IV SICT, o presidente da CIENTEC, Marc François Richter, falou que este momento é de aprendizagem, de formação de parcerias e de colaborações. “A troca entre os alunos oportuniza outro olhar além da pesquisa e daí surgem novas ideias. A CIENTE faz pesquisa há 75 anos sempre fazendo colaborações e interações científicas com universidades e outros institutos de pesquisa”, destacou Marc.

A reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Arisa Araujo da Luz, salientou que é necessário mostrar para a sociedade o que está sendo realizado em termos de pesquisa e a importância destes trabalhos para o nosso Estado.

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, mencionou que foi bolsista de iniciação científica, o que foi determinante para sua carreira de pesquisador e que poderá ser também para muitos jovens. “A FAPERGS tem como missão apoiar a iniciação científica e está trabalhando para fomentar a pesquisa nas mais diferentes áreas do conhecimento”, reforçou Odir.

O PROBITI-CIENTEC/FAPERGS conta com a interação da UERGS, Universidade Dom Bosco, UFRGS, Unisinos, Ulbra e PUC-RS como colaboradores nos projetos de pesquisa. O IV SICT tem 25 projetos de pesquisa selecionados.

Na programação do evento estão previstas atividades como visitas aos laboratórios, palestras e confraternizações.

 

Asscom/FAPERGS

FAPERGS - O futuro se faz com pesquisa | Desenvolvido pela PROCERGS

Expediente


Av. Borges de Medeiros, 261 / 2º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS.
CEP: 90020-021
Fone: (51) 3221 4922
Fax: (51) 3221-5617
E-mail: fapergs@fapergs.rs.gov.br

Horário de funcionamento:
manhã: 8h30 às 12h
tarde: 13h30 às 18h
de Segunda à Sexta.

CNPJ: 93.017.663/0001-08
Governo do Estado do Rio Grande do Sul