Página inicial FAPERGS
Bem-vindo!
Hoje, 15 de dezembro de 2017. 16:02
Buscar
Acesso ao Sistema de E-mail
Acesso ao SigFapergs
Destaques
04 de abril de 2017 , 14:57

Tecna será inaugurado no dia 27 de abril e conta com o apoio da FAPERGS e do MCTIC

Tecna é o mais novo e moderno estúdio de cinema e TV do Brasil
Tecna é o mais novo e moderno estúdio de cinema e TV do Brasil

A PUCRS, em parceria com a Fundacine e o Governo do Estado, irá inaugurar a primeira etapa do Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira, 27 de março, quando se comemora o Dia do Cinema Gaúcho, a Universidade divulgou a data de lançamento do Centro, que ocorrerá no dia 27 de abril, no Parque Científico e Tecnológico da Instituição (Tecnopuc) em Viamão. O anúncio oficial foi feito em evento comemorativo à data na Cinemateca Capitólio. O Tecna atende a uma demanda histórica do setor e vem contribuindo para o desenvolvimento da indústria criativa, tendo como foco o audiovisual e a tecnologia. “Nossa ideia é que o Centro atraia diferentes projetos e, com isso, seja possível estimular toda a cadeia produtiva regional”, conta a coordenadora do Tecna, professora Aletéia Selonk.

Será entregue aos gaúchos o mais novo e moderno estúdio de cinema e TV do Brasil, equipado também com um espaço de apoio com camarins, banheiros, figurino e área para a arte, além de uma área técnica. Foram investidos aportes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTec) da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS). Nesta fase, além da PUCRS, a Feevale é a instituição coexecutora do projeto.

A segunda etapa de implementação, prevista para o final de 2017, terá um laboratório de animação e efeitos visuais, renderfarm para renderização de imagens e servidor de arquivos com back-up, estúdios de motion capture e de mixagem de som. Já a terceira fase, planejada para o final de 2018, abrange um estúdio de cinema e TV e áreas de apoio dedicadas à construção de cenários, desenvolvimento de figurinos, espaços de apoio a produção e alocação de acervo.

O espaço é o único estúdio do País localizado em um Parque Científico e Tecnológico, ligado a uma Universidade, e está baseado na conexão entre poder público, empresas e sociedade. Além da utilização por profissionais do mercado, a estrutura também será utilizada pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) durante atividades nas aulas de Graduação, cursos de Extensão e na Pós-Graduação, assim como estudantes, professores e pesquisadores das demais universidades do Estado. O objetivo é manter uma sinergia ainda mais forte entre a academia e o mercado por meio dessa aproximação. Para o ensino e a atividade científica, os pilares são um centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa, como o Laboratório de Pesquisa de Produção Criativa, em atividade desde 2016.

Utilização A partir da inauguração, o Estúdio de Cinema e TV do Tecna estará à disposição do mercado audiovisual para sediar produções de conteúdo e eventos. Cursos relativos às práticas de produção audiovisual também estão previstos para 2017. As universidades do Rio Grande do Sul poderão contar também com a infraestrutura do Tecna para sediar atividades curriculares, projetos especiais e pesquisas. A equipe do Centro prestará este atendimento a partir do e-mail tecna@pucrs.br e do telefone (51) 3320-3569.

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

FAPERGS - O futuro se faz com pesquisa | Desenvolvido pela PROCERGS

Expediente


Av. Borges de Medeiros, 261 / 2º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS.
CEP: 90020-021
Fone: (51) 3221 4922
Fax: (51) 3221-5617
E-mail: fapergs@fapergs.rs.gov.br

Horário de funcionamento:
manhã: 8h30 às 12h
tarde: 13h30 às 18h
de Segunda à Sexta.

CNPJ: 93.017.663/0001-08
Governo do Estado do Rio Grande do Sul